A FUVEST conduzirá a organização e aplicação do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP para os cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto em Psicologia Clínica, com ingresso no ano letivo de 2026. O período de inscrição para este processo ocorre a partir das 12h do dia 20 de agosto até as 12h de 22 de agosto, exclusivamente pelo site da FUVEST. O valor da taxa de inscrição é de R$ 219,00.
O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica pretende formar professores e pesquisadores que possam inserir-se em programas de pós-graduação e em centros de pesquisa no Brasil e no exterior. Serão selecionados candidatos que tenham percursos implicados com a vida acadêmica e congruente com seu projeto de pesquisa, com posição investigativa crítica e de autonomia diante dos problemas colocados pelas demandas e temas emergentes no campo da Psicologia Clínica.
Serão oferecidas 54 vagas para os cursos de Mestrado/Doutorado/Doutorado e Direto, na modalidade de ampla concorrência, e outras 15 vagas para Mestrado/Doutorado/ Doutorado e Direto, na modalidade de ações afirmativas. As vagas serão distribuídas em três linhas de pesquisa: Psicanálise, Sofrimento e Política; Psicanálise, Intersubjetividade e Configurações Vinculares; e Intervenções Clínicas em Saúde Mental: Diagnóstico, ação terapêutica e prevenção.
Processo seletivo
Todos os candidatos deverão comprovar a proficiência em língua estrangeira. Os candidatos a Mestrado precisarão comprovar proficiência em inglês. Já os candidatos a Doutorado e Doutorado Direto, em inglês e em um segundo idioma, que poderá ser francês, espanhol, italiano ou alemão.
Após a etapa de proficiência em idiomas, o processo seletivo será composto por cinco etapas eliminatórias:
- Prova Escrita sobre Conhecimentos no Campo da Psicologia Clínica, a ser aplicada em 14 de setembro.
- Análise do Histórico Escolar, com ênfase na sua afinidade com a linha de pesquisa pretendida.
- Análise do Memorial (Currículo Circunstanciado), considerando experiências anteriores com pesquisa, auxílios recebidos de agência de fomento, participação em grupos de pesquisa, eventos científicos da área e publicações.
- Análise do Projeto de Pesquisa considerando sua congruência com a linha de pesquisa, objetivos e metodologia bem delineados, além de sua pertinência científica.
- Arguição do Memorial (Currículo Circunstanciado) e do Projeto de Pesquisa.
Para mais informações sobre o edital, acesse aqui.




