TRANSFERÊNCIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

2025/2026

CALENDÁRIO DO EXAME

TAXA DE INSCRIÇÃO

R$ 211,00

Redução do valor da taxa de inscrição

Em caso de renda insuficiente, você poderá solicitar este benefício. Os pedidos devem ser enviados das 12h de 31 de março de 2025 até as 12h de 4 de abril de 2025.  Confira o regulamento.

INSCRIÇÕES

Período: das 12h de 09/04/2025 até as 12h de 05/05/2025.

Transferência Externa USP – 2025/2026

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Exame de Transferência Externa

Exame de Transferência Externa - USP 2025/2026

Inscrição: das 12h de 09 de abril de 2025 até as 12h de 05 de maio de 2025 pelo site da FUVEST

Edital do processo seletivo e demais publicações

Fases do processo seletivo

PRIMEIRA ETAPA

Exame de Pré-seleção pela FUVEST
Prova: 18/05/2024

Divulgação da Lista de Convocados para a Segunda Etapa da Seleção: 26/05/2025

SEGUNDA ETAPA

Entrega de documentos nas Unidades: 02 e 03/06/2025

A segunda etapa será conduzida pela Unidade que oferece o curso pretendido pelo candidato.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Podem participar do processo de transferência da USP os alunos regularmente matriculados, no ano de 2025, em cursos de graduação de qualquer instituição de ensino superior, inclusive da USP, exceto para graduandos de cursos sequenciais e de curta duração.

Alunos com matrícula trancada poderão participar do exame. Porém, em caso de aprovação, deverão estar regularmente matriculados na escola de origem para efetivar a transferência.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Podem participar do processo de transferência da USP os alunos regularmente matriculados, no ano de 2025, em cursos de graduação de qualquer instituição de ensino superior, inclusive da USP, exceto para graduandos de cursos sequenciais e de curta duração.

Alunos com matrícula trancada no curso de origem poderão participar do exame. 

VAGAS
OFERECIDAS

São 1.119 vagas para o exame de Transferência 2025/2026 pela FUVEST, sendo 167 vagas para Biológicas, 728 vagas para Exatas e 176 para Humanidades.

Do total de vagas oferecidas, 48 serão oferecidas para os candidatos do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G) que concorrerão entre si.

PROGRAMAS
DAS MATÉRIAS

Os programas das matérias do exame  constam na resolução.

Os programas específicos da 2ª etapa estão disponíveis para consulta no Edital da Unidade que oferece o curso escolhido.

UNIDADES
PARTICIPANTES

As unidades da USP participantes da prova de pré-seleção são aquelas que possuem vagas para transferência no respectivo ano e são divulgadas na resolução. 

Algumas unidades realizam seus próprios exames.

INSCRIÇÃO

A inscrição deverá ser feita exclusivamente pela internet no site da FUVEST.

Período:
das 12h de 09/04/2025
(quarta-feira) até as 12h de
05/05/2025 (segunda-feira)

TAXA

O valor da taxa de inscrição é de
R$ 211,00 (duzentos e onze reais).

Ao término da inscrição pelo site, é gerado um boleto que deve ser pago até o dia do vencimento na rede bancária.

Não será possível o pagamento da taxa após o vencimento do boleto.

FICHA DE INSCRIÇÃO

O preenchimento da ficha de inscrição é de responsabilidade exclusiva do candidato.

Após o término do período de inscrições, não será possível alterar a opção de curso e região escolhida para a realização da prova.

É responsabilidade do candidato certificar-se de que sua inscrição está de acordo com suas opções.

Inscrição de candidatos com deficiências ou condições médicas específicas

A inscrição de candidato com deficiência, nos termos da Lei 13.146 (Art. 2º), bem como daqueles com condições médicas que exijam recursos específicos para realizar as provas, deverá cumprir, no período de inscrição, os seguintes requisitos:

Informar as suas condições médicas específicas e os recursos necessários no formulário de inscrição no site da FUVEST.

Baixar aqui o Formulário de Documentação Comprobatória de Condições Especiais Específicas e preencher de acordo com as instruções do Manual da Transferência.

Anexar, em formato digital, o Formulário de Documentação Comprobatória de Condições Especiais Específicas preenchido devidamente.

Aguardar a análise da documentação pela equipe de especialistas da FUVEST. O resultado será divulgado no dia 12/05/2025, na “Área do Candidato”.

Verificar, no site da FUVEST, na “Área do Candidato”, o resultado dos recursos que a FUVEST oferecerá, em cumprimento à legislação brasileira.

Candidata lactante

A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova, além de solicitar, no período de inscrições, atendimento especial para tal fim, deverá levar acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. Haverá compensação do tempo de amamentação de até 1 hora apenas em caso de apresentação de documentação comprobatória, no ato da inscrição, de que sua condição no dia da prova é de lactante.

Prova de Pré-seleção pela FUVEST

18/05/2024 (domingo)

80 (oitenta) questões do tipo teste de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas.

Duração da prova: 4 (quatro) horas.

Horário da prova:

12h – Abertura dos portões do prédio e ingresso nas salas de exame.

13h – Fechamento dos portões da escola e início da prova.

Saída do local de prova: O candidato poderá retirar-se do local de prova a partir das 15h.

LOCAIS DE PROVA DE PRÉ-SELEÇÃO

A prova ocorrerá na Capital (São Paulo) e nas cidades de Bauru, Piracicaba e Ribeirão Preto.

Os locais de exame e seus endereços serão divulgados no site da FUVEST, no dia 12/05/2025, na “Área do Candidato”.

O QUE LEVAR

  • documento original de identidade (RG);
  • caneta esferográfica com tinta azul ou preta;
  • água e alimentos leves.

É permitido o uso de lápis e borracha para rascunho, além de apontador e régua transparente.

ITENS PROIBIDOS

Materiais de consulta, eletrônico ou impresso, aparelhos de telecomunicação, relógio ou outro dispositivo de controle de tempo; corretivo de qualquer material ou espécie; canetas diferentes de caneta esferográfica;  chapéu ou similares; óculos de sol; protetor auricular, fone de ouvido ou similares; quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

RECONHECIMENTO FACIAL

Uma foto do candidato será coletada para fins de reconhecimento facial, para uso exclusivo da FUVEST e da USP, sendo que as imagens não serão divulgadas nem utilizadas para outras finalidades, nos termos da lei. 

Divulgação da Lista de Convocados para a Segunda Etapa da Seleção

26/05/2025

Divulgação da lista de convocados, pelo site da FUVEST, para a segunda etapa da seleção, a ser realizada nas Unidades (Escola, Faculdade ou Instituto) que oferecem o curso pretendido pelo candidato.

Entrega de Documentos
nas Unidades da USP

02 e 03/06/2025

Entrega de documentos nos Serviços de Graduação das Unidades.

Recomenda-se a leitura do Edital da Unidade que oferece o curso de interesse do candidato, pelo site da Pró-Reitoria de Graduação.

Fechar Menu