FFLCH-USP 2025/26 – FUVEST informa a abertura das inscrições para a Pós-Graduação em História Social

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A partir das 12h do dia 25 de junho, estarão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. A inscrição pode ser feita no site da FUVEST, que será responsável pela organização e aplicação do processo seletivo.

A taxa de inscrição para ingresso nos cursos de Mestrado ou Doutorado é de R$ 219,00 (duzentos e dezenove reais).

Ao todo, serão oferecidas até 136 vagas para os programas de Mestrado e Doutorado. O programa, no entanto, não é obrigado a preencher todas as vagas disponíveis. Como parte de sua política de ações afirmativas, haverá a seguinte reserva de vagas:

  • Até 20% para pessoas autodeclaradas pretas e pardas;
  • 2 vagas para pessoas indígenas autodeclaradas;
  • 2 vagas para pessoas com deficiência;
  • 2 vagas para pessoas transgênero autodeclaradas;
  • 2 vagas para pessoas refugiadas autodeclaradas.

Poderão participar candidatos que tenham concluído a graduação (para Mestrado) ou o Mestrado (para Doutorado) até a data da matrícula no curso.

Processo seletivo

O processo seletivo será realizado integralmente de forma remota, em ambientes digitais, pela Internet.

A seleção para o Mestrado constará de duas fases. Na primeira haverá a aplicação de uma prova de Conhecimentos Específicos na área de História. Na segunda, ocorrerá a arguição do Curriculum Vitae e do Histórico Escolar.

Já o processo de seleção para o Doutorado constará de três fases. Na primeira haverá a aplicação de uma prova de Conhecimentos Específicos na área de História. Na segunda, ocorrerá a avaliação do Projeto de Pesquisa. Já na terceira, ocorrerá a arguição do Projeto de Pesquisa, do Curriculum Vitae e do Histórico Escolar.

Além disso, para ingresso no Mestrado, os candidatos deverão comprovar proficiência em uma das duas línguas estrangeiras: inglês ou espanhol. Para ingresso no Doutorado, a exigência é a comprovação de proficiência em duas línguas estrangeiras, entre inglês, francês, espanhol, italiano, alemão ou outro idioma pertinente às fontes primárias de seu Projeto de Pesquisa.

Para mais informações sobre o edital, acesse aqui.

Fechar Menu