Realizada nesta segunda-feira, 15 de dezembro, a prova do segundo dia da 2ª Fase do vestibular da FUVEST abordou de forma intensa temas ligados ao meio ambiente nas diferentes disciplinas cobradas, além de perguntas espirituosas sobre a o voo da pipoca e baseadas na cultura geek.
Em relação ao meio ambiente, a Amazônia Legal foi tema da prova de Geografia; a energia e luz solar da prova de Física; e as mudanças climáticas e seu impacto nos oceanos foram abordadas nas perguntas das disciplinas de Geografia e Biologia.
Os oceanos também foram objeto de uma pergunta sobre as Grandes Navegações na prova de História, que ainda cobrou o conhecimento dos candidatos sobre: os eventos na Praça da Paz Celestial, ocorridos na China em 1989; a Grande Depressão de 1929; e, a partir de textos de Machado de Assis e da escritora moçambicana Paulina Chiziane, o voto censitário no 2º Reinado e as condições das colônias portuguesas na África.
O milho foi objeto de considerações, aparecendo em duas questões: sobre o voo da pipoca (Física) e sobre o ciclo do milho, tendo como base a música “Festa do Milho”, interpretada por Luiz Gonzaga (Química).
A cultura geek também marcou presença em um questionamento sobre a utilização da latinha de alumínio como combustível, tendo como mote o filme De Volta para o Futuro, que completou 40 anos de sua estreia nos cinemas em 2025, em uma das perguntas de Química; e, em uma questão de Física, sobre o cálculo do deslocamento das teias lançada pelo Homem-Aranha.




