FUVEST 2026 – FUVEST publica o Guia de Provas para ajudar na preparação dos vestibulandos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Os candidatos ao Vestibular 2026 da FUVEST já podem acessar aqui no site o Guia de Provas. A publicação apresenta tudo o que o vestibulando precisa saber sobre as provas para que possa se preparar com mais clareza e confiança.

Detalhes sobre a Primeira e a Segunda Fases, nota de corte, habilidades avaliadas pela FUVEST, métodos de correção em cada fase, critérios próprios de correção da redação e como é calculada a nota final são alguns dos tópicos abordados pelo guia, além, claro, do conteúdo das provas.

Vale lembrar que o Programa do Vestibular para 2026 apresentou mudanças aprovadas pelo Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo. As novidades estão em conformidade com a nova Base Nacional Comum Curricular, estabelecida pelo Ministério da Educação.

Como ressalta o diretor-executivo da FUVEST, Gustavo Monaco, as provas serão compostas por questões que conectam conhecimentos de diferentes áreas, ou seja, terão ainda mais interdisciplinaridade. Além disso, passarão a ser exigidas de forma mais direta matérias de Filosofia, Sociologia, Artes e Educação Física.

Quanto à redação, será apresentada aos candidatos uma única coletânea de textos, articulados entre si, e que dará origem a duas propostas, das quais cada candidato escolherá elaborar uma e somente uma única delas: a primeira, sempre, de natureza dissertativo-argumentativa e a segunda, de natureza narrativa, a partir de outro gênero textual, que o candidato conhecerá no momento da prova.

O Guia de Provas faz parte do conjunto de guias da FUVEST, que, a cada etapa da preparação para o Vestibular 2026, disponibiliza uma publicação on-line customizada com informações para auxiliar o candidato. Já foram lançados o Guia de Inclusão, o Guia de Carreiras e o Guia de Jornada.

Calendário do Vestibular FUVEST 2026

  • Inscrições: 18/08 a 07/10/2025
  • Primeira Fase: 23/11/2025
  • Segunda Fase: 14 e 15/12/2025
  • Provas de competências específicas – Música: 09 a 12/12/2025
  • Provas de competências específicas – Artes Visuais: 11/12/20205
  • Prova de competências específicas – Artes Cênicas: 5 a 9/01/2026
  • Primeira chamada: 23/01/2026

Para mais informações, os candidatos devem visitar o site oficial da FUVEST.

Fechar Menu