Você sabe a diferença entre curso e carreira no exame da Fuvest?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Os cursos oferecidos pela USP, por meio do vestibular organizado pela Fuvest, agrupam-se em carreiras, de acordo com as áreas de conhecimento. A prova para o ingresso em 2018, selecionará alunos para 8.402 vagas, sendo 3.416 na área de Humanidades, 3.026 em Ciências Exatas e 1.960 em Ciências Biológicas.

No total, são 105 carreiras e 182 cursos. Essa diferença se explica porque uma carreira pode ter um curso ou mais. Por exemplo, a Carreira 155 possui apenas um curso: o de Design. Já a Carreira 790 inclui 14.

Outra informação importante é que a USP considera que cursos oferecidos em períodos distintos são cursos diferentes. A Carreira 145 traz dois: Ciências Sociais Vespertino e Ciências Sociais Noturno.

Entre as carreiras, há três para quem ainda está no primeiro ou segundo ano do ensino médio e quer testar seus conhecimentos no vestibular. Os treineiros podem optar por Treinamento Humanidades, Treinamento Biológicas e Treinamento Exatas.

No momento da inscrição, o vestibulando pode escolher apenas uma carreira. Mas existe uma exceção: os candidatos inscritos em Música – ECA (Carreira 245), Música – Ribeirão Preto (Carreira 250) e Artes Visuais (Carreira 125)  poderão indicar uma segunda opção.

Quem escolhe essas carreiras faz uma prova que atesta suas habilidades antes da seleção geral realizada pela Fuvest. Se o candidato não é aprovado nessa prova, ele pode realizar a exame da Fuvest na outra carreira escolhida.

Quando a carreira tem mais de uma opção de curso, o vestibulando indicará a sua ordem de preferência com no máximo 4 cursos. Em Música – ECA, o candidato só pode se inscrever em um curso.

A Carreira 710, por exemplo, traz os seguintes cursos: Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado de Sistema de Informação Matutino, Bacharelado em Sistema de Informação Noturno e Bacharelado em Ciências da Computação em São Carlos.

O candidato que escolher essa opção, na inscrição, apontará a quais cursos pretende concorrer uma vaga em ordem preferência.

Caso queira estudar Ciências da Computação em São Carlos, o vestibulando indica esse curso como 1ª opção e assim sucessivamente – Ciência da Computação (2ª opção), Sistema de Informação Noturno (3ª opção), Sistema de Informação Matutino (4ª opção), por exemplo.

As vagas de cada carreira são preenchidas a partir da classificação do candidato na carreira. Cada vestibulando terá respeitada sua ordem de preferência por cursos. Mais informações sobre a escolha da carreira está disponível no Manual do Candidato.

Inscrição

A inscrição para o exame da Fuvest 2018 deverá ser feita até as 23h59 do dia 11 de setembro, exclusivamente neste site. A taxa de inscrição é de R$ 170,00 e deve ser paga antes do término do expediente bancário no dia 12 de setembro.

A primeira fase das provas será no dia 26 de novembro, a segunda fase ocorre entre os dias 7 e 9 de janeiro de 2018. Haverá ainda provas específicas para os cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música – ECA e Música – Ribeirão Preto. A lista de aprovados na primeira chamada será divulgada no dia 2 de fevereiro de 2018. O calendário completo está disponível neste link.

Fechar Menu