Menu

MENU DIREITO

Clique em uma das opções abaixo:

Menu
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

CERTIFICAÇÃO DE AMBIENTE

Não deixe para a última hora!
Certifique seu ambiente.

Antes do dia da prova, verifique se o seu ambiente tecnológico atende aos requisitos e às condições técnicas para a realização da prova online.

. Na seção Meus Exames, selecione: Exame – Processo Seletivo para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Direito 2020/2021
. Na seção Certificação de Ambiente, clique no botão: [Conhecimentos Jurídicos da área, subárea e nível de graduação escolhida.

Condições técnicas necessárias:

  • Utilização de um microcomputador (desktop ou notebook). Tablets e dispositivos móveis não são suportados.
  • Permissão do candidato para que o sistema acesse a câmera de vídeo e o microfone no período de duração da prova. Aceitar o pedido do navegador.
  • Versão 83 ou superior do navegador Google Chrome.
  • Câmera web focada no rosto do candidato, de forma frontal, durante todo o tempo da prova.
  • Condições de iluminação que permitam visualização da face, sem sombras ou excesso de claridade.
  • Navegador ocupando toda a tela (maximizada ou cheia), não sendo permitida a perda de foco durante a aplicação da prova. A perda de foco ou alteração de abas gera um alerta visual e sonoro. Os fiscais serão comunicados e será cabível de penalização.
  • Internet (rede de dados) estável.
  • Eletricidade estável.
  • Ambiente sem muito ruído, onde apenas o candidato esteja presente. É desejável o uso de microfone.
  • Materiais estranhos à prova não serão permitidos, como celulares e fones de ouvido. A detecção desses materiais no ambiente de prova também será comunicada para a Faculdade de Direito e a FUVEST, sendo cabível de penalidade.

Perguntas Frequentes da Certificação do Ambiente

É a análise da conformidade de ambiente do candidato aos requisitos da prova online. Nos 6 primeiros passos, é verificado se:

  1. o candidato está devidamente inscrito para realizar a prova;
  2. a foto fornecida no momento da inscrição é válida;
  3. o navegador Google Chrome está instalado;
  4. a versão do navegador está correta;
  5. os dispositivos de vídeo (câmera web) e áudio (microfone) foram encontrados;
  6. a face encontrada no vídeo teve um reconhecimento facial positivo quando comparada com a da foto enviada no momento de inscrição. Neste passo será concluída a certificação com a indicação de que o ambiente está de acordo com as condições básicas para a realização da prova online.

O último passo 7 é apenas um teste de gravação de áudio e vídeo. Assista ao vídeo e confira o enquadramento e a iluminação do rosto. Note que a qualidade da imagem deve ser adequada para um bom reconhecimento da face do candidato durante o exame.

A foto enviada na inscrição deve possibilitar a identificação visual, destacando o rosto do(a) candidato(a) e sem acessórios.

Em geral, as atualizações ocorrem em segundo plano quando você fecha e reabre o navegador do computador. Se você ficar sem fechar seu navegador por algum tempo, poderá ver uma atualização pendente:

  • No computador, abra o Google Chrome.
  • No canto superior direito, procure a opção Mais Mais.
  • Se uma atualização estiver pendente, o ícone será de uma destas cores:
    • Verde: uma atualização foi lançada há menos de dois dias.
    • Laranja: uma atualização foi lançada há cerca de quatro dias.
    • Vermelho: uma atualização foi lançada há pelo menos uma semana.

Para atualizar o Google Chrome:

  1. No computador, abra o Google Chrome.
  2. No canto superior direito, clique em Mais Mais.
  3. Clique em Atualizar o Google Chrome.
    • Importante: se esse botão não estiver disponível, a versão mais recente já está instalada.
  4. Clique em Reiniciar.

Veja mais em: Ajuda do Google Chrome

Verifique o enquadramento e a iluminação do rosto. A qualidade da imagem deve ser adequada para um bom reconhecimento da face do candidato, sem sombras ou excesso de claridade.

Abra o Google Chrome;

Para alterar a câmera padrão, navegue para:
chrome://settings/content/camera
Para alterar o microfone padrão, navegue para:
chrome://settings/content/microphone

Saiba mais em: Ajuda do Google Chrome

Abaixe o volume do som ao realizar a certificação do ambiente para evitar microfonia.
Lembre-se, antes de iniciar a prova online, mantenha o volume do som baixo.

Saiba mais em: O que é microfonia?

Providencie a correção do seu ambiente o mais brevemente possível, caso contrário não haverá condições de realização do exame.

Sim, recomendamos que providencie os ajustes necessários e rode a certificação quantas vezes for necessário até o dia da prova.

REAPLICAÇÃO DA PROVA ONLINE DA 2ª FASE

SUBÁREA

DIREITO CIVIL - MESTRADO

23/08/2020 (Domingo) - Início da prova: 10h

Conhecimentos Jurídicos

Antes do horário de início da prova online, teste seu acesso ao site com suas credenciais (login e senha).

Acesso ao sistema da prova online:

. Entre na área do Candidato;
. Na seção Meus Exames, selecione: Exame – Processo Seletivo para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Direito 2020/2021;
. Clique no botão [Prova de conhecimentos jurídicos].

Atenção! Este botão estará disponível no horário da prova.

23/08/2020 – Início da prova: 10h

Não será permitido acesso ao sistema da prova após o horário de início da prova.

Procedimentos importantes durante todo o exame:

  • Câmera web focada no rosto do candidato, de forma frontal. 
  • Condições de iluminação que permitam visualização da face, sem sombras ou excesso de claridade.
  • Navegador ocupando toda a tela (maximizada ou cheia), não sendo permitida a perda de foco durante a aplicação da prova. A perda de foco ou alteração de abas gera um alerta visual e sonoro. Os fiscais serão comunicados e será cabível de penalização.
  • Ambiente sem muito ruído onde apenas o candidato esteja presente. O candidato não poderá ter contato com nenhuma pessoa durante todo o período de realização da prova e nem consultar quaisquer meios eletrônicos ou em papel.
  • Volume do som baixo para evitar microfonia.
  • Documento com foto próximo ao candidato. O fiscal poderá solicitar a apresentação do documento, via câmera web. Antes de iniciar a prova, reserve o documento para evitar deslocamento.
  • Materiais estranhos à prova não serão permitidos, como celulares e fones de ouvido. A detecção desses materiais no ambiente de prova também será comunicada para a Faculdade de Direito e a FUVEST, sendo cabível de penalidade.

Durante todo o tempo de prova um fiscal estará monitorando o ambiente da prova do candidato pela câmera web e microfone utilizados pelo candidato. É imprescindível seguir as instruções do fiscal sempre que solicitado.

VISÃO GERAL DA PROVA ONLINE DA 2ª FASE

Conheça algumas telas e funcionalidades do sistema da prova online de Conhecimentos Jurídicos:

Tela de Instruções: Apresenta as orientações e a caixa de mensagens. No quadro laranja deve aparecer a imagem do candidato, o cronômetro e o botão [Encerrar Prova].

O cronômetro virtual iniciará a contagem regressiva a partir do horário de início da prova. Portanto, seja breve na leitura das orientações e prossiga pressionando o botão [Iniciar].

Tela da Prova Online: Apresenta o enunciado de uma ou mais questões e uma única área para dissertação de sua(s) resposta(s).

Área para Resposta(s): Escreva a dissertação de sua(s) resposta(s) nessa área de texto. Note que não será permitida a utilização de comandos como copiar, recortar e colar. Logo abaixo da área de resposta(s), são exibidos dois botões: [Salvar] e [Baixar Comprovante / Parte da Prova].
O limite de caracteres para dissertação da(s) resposta(s) é de 32 mil (máximo), observadas quaisquer restrições contidas na própria prova da área ou subárea. Ao lado dos botões, é possível ver a quantidade de caracteres digitados e o registro do momento em que a resposta é salva.

Botão [Salvar]: Clique nesse botão durante o desenvolvimento e na finalização de sua dissertação, ainda que, o sistema da prova online salve as respostas periodicamente.

Botão [Baixar Comprovante / Parte da Prova]: Somente ao finalizar a prova, clique nesse botão e salve seu comprovante. E depois, no botão [Encerrar a Prova]. Para não caracterizar perda de foco da tela da prova, abra e visualize a imagem do comprovante após o encerramento da prova.

Comprovante / Parte da Prova: Constará na imagem comprovativa: nome e foto de inscrição do candidato, partes do texto de sua dissertação (início e final) e a quantidade de caracteres digitados.

Caixa de Mensagens: Mostra os avisos enviados pelo fiscal na parte superior. Fique atento e siga as orientações do fiscal sempre que solicitado. Na parte inferior, são exibidos a área de texto para digitação de mensagem pelo candidato e os botões: [Já li!] e [Enviar].

Botão [Já li!]: Clique nesse botão para confirmar a leitura da mensagem enviada pelo fiscal. Note que ao receber uma nova mensagem, um aviso sonoro será emitido e a Caixa de Mensagens ficará pulsante até que se clique nesse botão.

Botão [Enviar]: Caso seja necessário comunicação com o fiscal, digite sua mensagem na área de texto na Caixa de Mensagens e em seguida, clique nesse botão para o envio. Sua mensagem fica registrada na parte superior da Caixa de Mensagens. A resposta pode demorar, portanto prossiga com o desenvolvimento de sua dissertação.

Cronômetro Virtual: Acompanhe a contagem regressiva. Caso o tempo limite seja atingido, a aplicação se encerrará.

Botão para [Encerrar a Prova]: Clique nesse botão para entregar sua prova. Não será possível voltar à prova após o encerramento.

Pedido do Navegador: Selecione [Permitir] para que o sistema acesse a câmera de vídeo e o microfone no período de duração da prova.

Perguntas Frequentes da Prova Online da 2ª fase

Não será permitida a perda de foco da aplicação da prova. Portanto, nenhum outro aplicativo poderá ser aberto durante a prova. Utilize a própria área de texto designada para a edição da(s) resposta(s).

 

Todas as mudanças no ambiente tecnológico devem ser realizadas durante a Certificação do Ambiente. Aconselhamos não alterar sua câmera, sob risco de desconfiguração e consequente perda de condições para realização da prova.

Não será permitidos os comandos: copiar,  recortar  ou colar por medidas de segurança. Portanto, digite novamente o bloco de texto na parte do texto desejado e, em seguida, apague do local anterior.

Sim, o limite é de 32 mil caracteres (máximo), observadas quaisquer restrições contidas na própria prova da área ou subárea. Algumas provas podem ter instruções específicas sobre limite de resposta. Durante a dissertação, acompanhe a quantidade de caracteres digitados logo abaixo da área de texto para a(s) resposta(s).

Qualquer documento com foto (RG, CNH, carteira da OAB) pode ser apresentado (via câmera web), caso o fiscal solicite.

Assim que restabelecer sua conexão, retorne o mais brevemente ao exame. Note que o cronômetro não irá parar.

O botão [Prova de conhecimentos jurídicos] para acesso ao sistema da prova online estará disponível no horário da prova. Caso o botão não apareça, atualize a página do navegador pressionando a tecla F5.
Compartilhar no Facebook0Compartilhar no Google+0Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail
Fechar Menu