Orientações para a Prova Online

CONHECIMENTOS JURÍDICOS

Provas da 2ª Fase: 29/08/2021

VALIDAÇÃO DE AMBIENTE

Não deixe para a última hora!
Valide seu ambiente.

Antes do dia da prova, verifique se o seu ambiente tecnológico atende aos requisitos e às condições técnicas para a realização da prova online.

. Na seção Meus Exames, selecione: Exame – Processo Seletivo para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Direito 2022;
. Na seção Validação de Ambiente, clique no botão: [Conhecimentos Jurídicos da área, subárea e nível escolhidos.

Fique atento! A Validação de Ambiente estará disponível próximo à data da sua prova na área do Candidato.

Condições técnicas necessárias:

  • Utilização de um microcomputador (desktop ou notebook). Tablets e dispositivos móveis não são suportados;
  • Última versão do navegador Google Chrome;
  • Permissão do candidato para que o sistema acesse a câmera de vídeo e o microfone no período de duração da prova (aceite o pedido do navegador, se solicitado);
  • Navegador ocupando toda a tela (maximizada ou cheia), não sendo permitida a perda de foco durante a aplicação da prova. A perda de foco ou alteração de abas gera um alerta visual e sonoro. Os fiscais serão comunicados dessa ocorrência, que será cabível de penalização;
  • Câmera web focada no rosto do candidato, de forma frontal, durante todo o tempo da prova;
  • Microfone sem fones de ouvido acoplados;
  • Condições de iluminação que permitam visualização da face, sem sombras ou excesso de claridade;
  • Internet (rede de dados) e Eletricidade estáveis;
  • Ambiente sem muito ruído, onde apenas o candidato esteja presente.

Perguntas Frequentes sobre a Validação do Ambiente

É a análise da conformidade de ambiente do candidato aos requisitos da prova online. Nos 6 primeiros passos, é verificado se:

  1. o candidato está devidamente inscrito para realizar a prova;
  2. a foto fornecida no momento da inscrição é válida;
  3. o navegador Google Chrome está instalado;
  4. a versão do navegador está correta;
  5. os dispositivos de vídeo (câmera web) e áudio (microfone) foram encontrados;
  6. a face encontrada no vídeo teve um reconhecimento facial positivo quando comparada com a da foto enviada no momento de inscrição. Neste passo será concluída a certificação com a indicação de que o ambiente está de acordo com as condições básicas para a realização da prova online.

O último passo (nº 7) é apenas um teste de gravação de áudio e vídeo. Assista ao vídeo gravado e confira o enquadramento e a iluminação do rosto. Note que a qualidade da imagem deve ser adequada para um bom reconhecimento da face do candidato durante o exame.

A foto enviada na inscrição deve possibilitar a identificação visual, destacando o rosto do(a) candidato(a) e sem acessórios.

Em geral, as atualizações ocorrem em segundo plano quando você fecha e reabre o navegador do computador. Se você ficar sem fechar seu navegador por algum tempo, poderá ver uma atualização pendente:

  • No computador, abra o Google Chrome.
  • No canto superior direito, procure a opção Mais Mais.
  • Se uma atualização estiver pendente, o ícone será de uma destas cores:
    • Verde: uma atualização foi lançada há menos de dois dias.
    • Laranja: uma atualização foi lançada há cerca de quatro dias.
    • Vermelho: uma atualização foi lançada há pelo menos uma semana.

Para atualizar o Google Chrome:

  1. No computador, abra o Google Chrome.
  2. No canto superior direito, clique em Mais Mais.
  3. Clique em Atualizar o Google Chrome.
    • Importante: se esse botão não estiver disponível, a versão mais recente já está instalada.
  4. Clique em Reiniciar.

Veja mais em: Ajuda do Google Chrome

Verifique o enquadramento e a iluminação do rosto. A qualidade da imagem deve ser adequada para um bom reconhecimento da face do candidato, sem sombras ou excesso de claridade.

Abra o Google Chrome;

Para alterar a câmera padrão, navegue para:
chrome://settings/content/camera
Para alterar o microfone padrão, navegue para:
chrome://settings/content/microphone

Saiba mais em: Ajuda do Google Chrome

Abaixe o volume do som ao realizar a validação do ambiente para evitar microfonia. Lembre-se de manter o volume do som baixo durante toda a realização da prova.

Saiba mais em: O que é microfonia?

Providencie a correção do seu ambiente o mais breve possível; caso contrário não haverá condições de realização do exame.

Sim, recomendamos que providencie os ajustes necessários e rode a validação quantas vezes for necessária até o dia da prova.

PROVAS ONLINE DA 2ª FASE

Conhecimentos Jurídicos

Antes do horário de início da prova online, teste seu acesso ao site com suas credenciais (login e senha).

Acesso ao sistema da prova online:

  • Entre na área do Candidato;
  • Na seção exames, selecione: Exame – Processo Seletivo para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Direito 2022;
  • Na seção Provas Disponíveis, clique no botão da [área-subárea- nível] escolhidos.

Atenção! Este botão estará disponível no horário da prova.

Fique atento ao horário da sua prova disponível na área do Candidato.

Duração da prova: 2 horas e 30 minutos.

Não será permitido acesso ao sistema da prova após o horário de início da prova.

Procedimentos importantes durante todo o exame:

  • Câmera web focada no rosto do candidato, de forma frontal; 
  • Condições de iluminação que permitam visualização da face, sem sombras ou excesso de claridade;
  • Navegador ocupando toda a tela (maximizada ou cheia), não sendo permitida a perda de foco durante a aplicação da prova. A perda de foco ou alteração de abas gera um alerta visual e sonoro. Os fiscais serão comunicados dessa ocorrência, que será cabível de penalização;
  • Ambiente sem muito ruído onde apenas o candidato esteja presente. O candidato não poderá ter contato com nenhuma pessoa durante todo o período de realização da prova nem consultar quaisquer meios eletrônicos ou em papel;
  • Volume do som baixo para evitar microfonia;
  • Documento de identificação com foto próximo ao candidato. O fiscal poderá solicitar a apresentação do documento, via câmera web; 
  • Materiais estranhos à prova não serão permitidos, como celulares e fones de ouvido. A detecção desses materiais no ambiente de prova também será comunicada para a Faculdade de Direito e FUVEST, sendo cabível de penalidade.

Durante todo o tempo de prova, um fiscal estará monitorando o ambiente da prova do candidato pela câmera web e microfone utilizados pelo candidato. É imprescindível seguir as instruções do fiscal sempre que solicitado.

VISÃO GERAL DA PROVA ONLINE DA 2ª FASE

Conheça algumas telas e funcionalidades do sistema da prova online de Conhecimentos Jurídicos:

Pedido do Navegador: Selecione [Permitir], se solicitado, para que o sistema acesse a câmera de vídeo e o microfone no período de duração da prova.

Cronômetro Virtual: Acompanhe a contagem regressiva. Caso o tempo limite seja atingido, a aplicação será encerrada.

Tela de Instruções: Apresenta as orientações e a caixa de mensagens. No quadro laranja deve aparecer a imagem do candidato, o cronômetro e os botões: [Capturar Documento], [Baixar Comprovante], [Encerrar Prova].

O cronômetro virtual iniciará a contagem regressiva a partir do horário de início da prova. Portanto, seja breve na leitura das orientações e pressione o botão [Iniciar] para prosseguir.

Tela da Prova Online: Apresenta o enunciado de uma ou mais questões e uma única área para sua(s) resposta(s).

Área para Resposta(s): Escreva sua(s) resposta(s) nessa área de texto. Note que não será permitida a utilização de comandos como copiar, recortar e colar.
O limite de caracteres para dissertação da(s) resposta(s) é de 32 mil (máximo), observadas quaisquer restrições contidas na própria prova da área ou subárea.
Logo abaixo da área de resposta(s), é exibido o botão [Salvar]. Ao lado do botão, é possível ver o registro do momento em que a resposta é salva e a quantidade de caracteres digitados.

Botão [Salvar]: Clique nesse botão durante o desenvolvimento e na finalização de sua dissertação, ainda que o sistema da prova online salve as respostas periodicamente.

Caixa de Mensagens: Mostra os avisos enviados pelo sistema e pelo fiscal na parte superior. Fique atento e siga as orientações do fiscal sempre que solicitado. Na parte inferior, são exibidos a área de texto para digitação de mensagem pelo candidato e os botões: [Já li!] e [Enviar].

Botão [Já li!]: Clique nesse botão para confirmar a leitura da mensagem enviada pelo fiscal. Note que ao receber uma nova mensagem, um aviso sonoro será emitido e a Caixa de Mensagens ficará pulsante até que se clique nesse botão.

Botão [Enviar]: Caso seja necessária a comunicação com o fiscal, digite sua mensagem na área de texto na Caixa de Mensagens e, em seguida, clique nesse botão para o envio. Sua mensagem ficará registrada na parte superior da Caixa de Mensagens. A resposta pode demorar, portanto, prossiga com o desenvolvimento de sua dissertação.

Botão [Capturar Documento]: Envia o documento de identificação do candidato para o fiscal. Caso solicitado, aponte seu documento para a câmera web, visualize a imagem e clique no botão [Capturar Documento].

Botão [Baixar Comprovante]: Possibilita salvar um comprovante com partes do texto de sua dissertação em seu equipamento, se desejar. Só abra e confira a imagem salva do seu comprovante após o encerramento da prova para não caracterizar perda de foco da tela da prova.

Comprovante: Na imagem comprovativa constarão: nome, foto de inscrição, identificação do exame, partes do texto de sua dissertação (início e final) e a quantidade de caracteres digitados. A data e hora da emissão do comprovante são apresentadas no rodapé.

Botão [Encerrar a Prova]: Clique nesse botão para entregar sua prova. Não será possível voltar à prova após o encerramento. Se desejar salvar o comprovante no seu equipamento, lembre-se de clicar no botão [Baixar Comprovante] antes de encerrar a prova.

Perguntas Frequentes sobre a Prova Online da 2ª fase

Não será permitida a perda de foco na aplicação da prova. Portanto, nenhum outro aplicativo poderá ser aberto durante a prova. Utilize a própria área de texto designada para a edição da(s) resposta(s).

 

Todas as mudanças no ambiente tecnológico devem ser realizadas durante a Validação do Ambiente. Aconselhamos não alterar sua câmera, sob risco de desconfiguração e consequente perda de condições para realização da prova.

Não serão permitidos os comandos: copiar,  recortar  ou colar, por medidas de segurança. Portanto, digite novamente o bloco de texto na parte do texto desejado e, em seguida, apague do local anterior.

Sim, o limite é de 32 mil caracteres (máximo), observadas quaisquer restrições contidas na própria prova da área ou subárea. Algumas provas podem ter instruções específicas sobre limite de resposta. Durante a dissertação, acompanhe a quantidade de caracteres digitados logo abaixo da área de texto para a(s) resposta(s).

Qualquer documento de identificação com foto (RG, CNH, carteira da OAB) pode ser apresentado (via câmera web). Antes de iniciar a prova, tenha à mão o documento para evitar deslocamento.

Caso o fiscal solicite a apresentação, aponte seu documento para a câmera web, visualize a imagem e clique no botão [Capturar Documento]. Uma foto do documento será enviada para o fiscal.

Assim que restabelecer sua conexão, retorne o mais brevemente ao exame. Note que o cronômetro não irá parar.

Assim que restabelecer sua conexão, retorne o mais breve ao exame. Note que o cronômetro não irá parar.

O botão para acesso ao sistema da prova online estará disponível no horário da sua prova.

  • Entre na área do Candidato;
  • Na seção exames, selecione: Exame – Processo Seletivo para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Direito 2022;
  • Na seção Provas Disponíveis, clique no botão da [área-subárea- nível] escolhidos.

Caso o botão não apareça, atualize a página do navegador pressionando a tecla F5.

Abra e confira a imagem salva do seu comprovante somente após o encerramento da prova para não caracterizar perda de foco da tela da prova. Para encerrar a prova clique no botão [Encerrar prova].
Não é possível baixar o comprovante após o encerramento da prova.  Lembre-se de clicar no botão [Baixar Comprovante] antes de encerrar a prova.

Não é permitido se ausentar do ambiente de prova durante a realização do exame.

Somente para utilização do sanitário, que será permitido em casos específicos, o candidato poderá se ausentar da frente da câmera. Nesse caso, envie uma mensagem para o fiscal justificando sua ida e, ao retornar, envie outra mensagem avisando sobre seu retorno.

Sim, o candidato poderá se ausentar da frente da câmera somente para a utilização do sanitário, que só será permitido em casos específicos. Nesse caso, envie uma mensagem para o fiscal justificando sua ida e, ao retornar, envie outra mensagem avisando sobre seu retorno.

Compartilhar no Facebook0Compartilhar no Google+0Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail
Fechar Menu