Direito 2020/2021 – Comunicado – Faculdade de Direito da USP e FUVEST realizam novas provas de inglês e francês para processo seletivo da pós-graduação

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Candidatos que tiveram dificuldade de acesso ao sistema terão exame reagendado

  1. A Faculdade de Direito da USP, por intermédio da Comissão de Pós-Graduação, e a Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) informam à Comunidade acadêmica e aos candidatos inscritos no processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Direito que vêm se norteando pelos seguintes princípios básicos: (a) evitar o cancelamento da seleção de ingresso deste ano, fortemente afetada pela pandemia e pelas medidas de isolamento social, (b) ampliar a participação dos candidatos que, em outras circunstâncias, necessitariam se deslocar para a realização presencial das três fases sucessivas que constituem o processo seletivo, o que fortemente amplia a democratização do acesso à pós-graduação em uma Universidade pública e plural e (c) no princípio da boa-fé, que preside as relações sociais, e que, no caso, diz respeito à realização das provas pelo meio virtual, envolvendo candidatos que já obtiveram o grau de bacharel ou de mestre em uma Instituição de Ensino Superior.
  2. Os problemas de acesso às provas de inglês e francês, imediatamente identificados pela FUVEST, foram contornados com a marcação de nova prova, cuja data será confirmada até o próximo dia 20 de julho. Lembra-se, a propósito, que as provas não precisam ser idênticas, pois se assim fosse, não haveria a possibilidade de se aproveitar a aprovação em provas anteriores. Ademais disso, os boletos para participação na prova da segunda fase desses candidatos serão emitidos após a divulgação do resultado da nova prova de inglês e francês. Consequentemente, aqueles que não atingirem suficiência nessa nova prova não terão boletos emitidos e as provas de conhecimentos jurídicos serão excluídas da fila de correção.
  3. Guiados pelos princípios informados, e buscando evitar problemas tecnológicos, para as provas da segunda fase haverá a elaboração de novo calendário em que os candidatos serão divididos por área de concentração, evitando-se, assim, eventual sobrecarga do sistema. As provas, todavia, ocorrerão no dia previamente agendado, ou seja, em 02 de agosto. Os horários serão divulgados até o próximo dia 20 de julho. A terceira fase, de análise do projeto discente, será realizada pessoal e, espera-se, presencialmente, diretamente pelo professor orientador indicado.
  4. Reforça-se que há acompanhamento humano on-line durante as provas e que os fiscais podem enviar alertas durante sua realização. As orientações emitidas devem ser rigorosamente obedecidas, pois todas as imagens e registros digitais referentes à realização das provas são posteriormente escrutinadas pela FUVEST com rigor, podendo gerar desclassificação de candidatos. Informa-se ainda que os sistemas de segurança utilizados pela FUVEST detectaram algumas irregularidades na realização das provas de alemão e italiano e os candidatos serão eliminados.
  5. Por fim, as entidades reafirmam seu compromisso com a ética acadêmica. Nenhum sistema de avaliação está isento a eventuais fraudes, o que inclui o sistema de provas digitais, inovador dentro da mecânica extraordinária e emergencial necessária para a ultrapassagem dos problemas gerados pela pandemia. Estas, se ocorrerem, demonstrarão a ausência de comprometimento acadêmico e, quiçá, de condições pessoais para enfrentar o percurso de um curso de mestrado ou doutorado nesta Faculdade.

São Paulo, 13 de julho de 2020

Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da USP
Fundação Universitária para o Vestibular – FUVEST

Fechar Menu