CUCo

COMPETIÇÃO USP

DE CONHECIMENTOS

PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

CALENDÁRIO CUCo 2020

  • 09 de março de 2020 - às 8h - Abertura das inscrições
  • 17 de abril de 2020 - às 22h - Encerramento das Inscrições
  • 04 de maio (8h) a 08 de maio de 2020 (22h) - 1ª Fase - Prova online
  • 20 de maio de 2020 - Divulgação dos aprovados para a 2ª fase
  • 17 de junho de 2020 - 2ª fase - Prova presencial (na escola onde o aluno está matriculado)
  • 30 de junho de 2020 - Divulgação do resultado

CUCo - Competição USP de Conhecimentos

Quem pode participar

Todos os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio das escolas públicas do Estado de São Paulo, incluindo as ETECs, Institutos Federais e demais escolas da rede pública, como colégios de aplicação. O objetivo é incentivá-los a ingressar nos cursos de graduação da USP e estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático de vestibulares.

Como fazer a inscrição

É preciso estar atento aos prazos do calendário. A inscrição é pela internet aqui no site fuvest.br. Para se registrar, o estudante deve informar o número do CPF e preencher o formulário online. Com a inscrição, o aluno pode realizar a primeira prova no mesmo site, é só ficar atento à data da prova.

 

 

 

Como é a prova

A primeira fase é online com 18 testes de múltipla escolha sobre Ciências Humanas, Ciências da Natureza , Matemática e Língua Portuguesa. Os estudantes com o melhor desempenho nessa etapa avançam para a segunda fase, que é presencial, e o conteúdo inclui 45 testes de múltipla escolha, sendo 15 de Língua Portuguesa, 15 de Matemática, 10 de Ciências da Natureza e 5 de Ciências Humanas. A prova presencial da segunda fase ocorrerá na escola em que o estudante está matriculado, conforme indicado no formulário de inscrição.

Por que participar da CUCo?

Participar da CUCo é uma oportunidade para o estudante da rede pública melhorar o desempenho nos conteúdos dos processos seletivos de acesso ao nível superior de ensino, como vestibulares. Os estudantes concorrem apenas com estudantes de sua própria escola. Será premiado o melhor aluno de cada ano do ensino médio de cada escola.

Os participantes têm sugestões de estudo, como, por exemplo, videoaulas de matemática e monitoria online com universitários da USP.

Os participantes com melhor desempenho recebem benefícios, como certificados da USP e visitas à Universidade, concorrem a bolsas de pré-iniciação científica e bolsas Santander, entre outros.

Os que estiverem no 3º ano do ensino médio recebem isenção da taxa do vestibular da Fuvest, que é o exame de entrada para a Universidade de São Paulo. Os professores e as escolas mais participativas também recebem incentivos.

PROVAS

O conteúdo das questões é escolhido para cada aluno de acordo com o ano do ensino médio no qual ele está matriculado

icone_cuco_1afase

FASE

Prova online, acesso com CPF e senha cadastradas na inscrição aqui no site www.fuvest.br

18 

Conteúdo:
– Ciências Humanas
– Ciências da Natureza
– Matemática
– Língua Portuguesa

As questões possuem quatro alternativas, sendo apenas uma correta. O tempo total da prova é de 120 minutos.

icone_cuco_2afase

FASE

Prova presencial, na escola onde o aluno está matriculado

45 

Conteúdo:
– 15 questões de Língua Portuguesa
– 15 questões de Matemática
– 10 questões de Ciências da Natureza
– 5 questões de Ciências Humanas

As questões possuem cinco alternativas, sendo uma correta. O tempo total da prova é de 180 minutos.

RESULTADOS: para saber o seu desempenho na prova, nome de convocados, locais de prova e demais resultados, acompanhe no site vemprausp.org.br
icone_cuco_doc
As perguntas das provas da CUCo são baseadas no currículo do ensino médio definido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, disponível no site: http://www.educacao.sp.gov.br/curriculo

Acompanhe os conteúdos da CUCo

Vídeoaulas

Assista aqui aos vídeos de orientação sobre os conteúdos do vestibular no canal do Vem pra USP! no YouTube. Veja também aqui as videoaulas de matemática do portal e-Aulas

Livros

Confira informações do Jornal da USP sobre os livros de leitura obrigatória para o exame vestibular da Fuvest, além de vídeos com professores especialistas em literatura comentando as obras

Redes sociais

Acompanhe as publicações sobre a CUCo na rede social Facebook para saber as últimas notícias da competição e novos conteúdos que estão disponíveis nas diversas plataformas

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

A Universidade de São Paulo (USP) é uma instituição pública, ou seja, os cursos são gratuitos. Há diversos apoios para o estudante, como auxílios-moradia, transporte e alimentação. Mais informações aqui.

Há duas formas de estudar na USP: por meio da prova do Enem, no qual a seleção é organizada pelo Ministério da Educação pelo Sisu, ou prestando o exame vestibular organizado pela Fuvest. Confira aqui.

A USP é composta por 42 unidades, onde são oferecidos 183 cursos de graduação. Conheça os cursos neste site da USP e as profissões

No município de São Paulo, a USP possui unidades de ensino:

  • na Cidade Universitária, no bairro Butantã
  • no Centro (Faculdade de Direito)
  • no bairro Cerqueira César (Faculdade de Medicina, Saúde Pública, Escola de Enfermagem), ao lado do Hospital das Clínicas
  • na zona leste (EACH), no bairro Ermelino Matarazzo

No interior, há campus da USP nas cidades:

  • Ribeirão Preto
  • São Carlos
  • Bauru
  • Pirassununga
  • Piracicaba
  • Lorena

No litoral, há um campus em Santos

O QUE É A CUCo

A Competição USP de Conhecimentos (CUCo) é um desafio criado exclusivamente para os estudantes do ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo para incentivar o ingresso nos cursos de graduação da USP e auxiliar a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos de acesso ao ensino superior. A CUCo faz parte do Vem pra USP!

VEM PRA USP!

É uma parceria da Universidade de São Paulo (USP) com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com o apoio da Fuvest, para criar ações de valorização dos estudantes do ensino médio das escolas públicas paulista, com o objetivo de trazer benefícios às escolas, aos seus alunos e à USP. Conhecer a universidade pública e facilitar o ingresso é uma das principais metas do programa criado em 2017. 

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Compartilhar no Facebook0Compartilhar no Google+0Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail
Fechar Menu