Informações gerais
A Universidade de São Paulo realizará neste ano o Exame de Transferência – 2010, aberto a estudantes de cursos superiores do Brasil e do exterior, exceto para graduandos de cursos sequenciais. Alunos com matrícula trancada poderão participar do processo. Contudo, se forem aprovados, deverão estar regularmente matriculados no primeiro semestre de 2010 para que a transferência se efetive.
O processo de transferência conjunto USP/FUVEST será realizado para o preenchimento de 649 vagas, assim distribuídas: 122 na área de Biológicas, 390 na área de Exatas e 137 na área de Humanidades.
Observações:
1. O Instituto de Física de São Carlos oferecerá outras 80 vagas, a serem preenchidas por concurso organizado e aplicado pela própria escola.
2. A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, em São Paulo, informará em edital próprio o número de vagas de transferência para os seus cursos de Ciências Sociais, Filosofia e História. Os exames serão feitos pela própria escola.
Locais de exame para as provas de pré-seleção a cargo da FUVEST
TR109100016 ATÉ TR109101698
BAURU
FOB – FACULDADE DE ODONTOLGIA DE BAURU - USP
ALAMEDA DR. OCTÁVIO PINHEIRO BRISOLLA, 9-75
TR109150001 ATÉ TR109150275
LORENA
ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – USP
ESTRADA MUNICIPAL DO CAMPINHO S/Nº, CAMPINHO – CAMPUS 1
TR109300006 ATÉ TR109302046
PIRACICABA
ESALQ/USP
AVENIDA PÁDUA DIAS, 11 (PAVILHÃO ENGENHARIA)
TR109350009 ATÉ TR109350475
PIRASSUNUNGA
CENTRO DE EVENTOS DO CAMPUS DE PIRASSUNUNGA – USP
AVENIDA DUQUE DE CAXIAS NORTE, 225
TR109500003 ATÉ TR109506586
RIBEIRÃO PRETO
CEMEI PROF. EDUARDO ROMUALDO DE SOUZA
RUA VISCONDE DE INHOMIRIM, 1001 – VILA VIRGINIA
TR109550006 ATÉ TR109552199
SÃO CARLOS
EESC-USP – DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA – BLOCO C
AVENIDA TRABALHADOR SÃO-CARLENSE, 400
TR109700032 ATÉ TR109727182
SÃO PAULO
ETAPA – UNIDADE ANA ROSA
RUA VERGUEIRO, 1987 (ESTAÇÃO ANA ROSA DO METRÔ)
Instruções para as provas de pré-seleção a cargo da FUVEST
CALENDÁRIO
Julho/2009
17 – Divulgação dos locais de provas da pré-seleção FUVEST.
26 – Prova de Pré-Seleção FUVEST.
Agosto/2009
08 – Divulgação da lista de convocados para a segunda etapa de Provas.
18 e 19 – Entrega de documentos nas Seções de Alunos. Divulgação das datas e locais das avaliações da segunda etapa de provas.
HORÁRIO E DURAÇÃO DAS PROVAS DE PRÉ-SELEÇÃO
- O acesso dos candidatos aos locais de exame será permitido de 12h até 12h30min.
- Não será permitido o ingresso de candidatos retardatários após o fechamento dos portões.
- O exame terá 4h de duração.
- Os candidatos só poderão deixar as salas a partir das 14h.
PROVAS
As provas de pré-seleção serão constituídas de 80 questões tipo teste, com cinco alternativas, das quais apenas uma é correta.
Lembrete: Utilize caneta esferográfica (azul ou preta) para preencher a folha de respostas. Os candidatos devem levar o RG.
NÚMERO DE QUESTÕES POR ÁREA/MATÉRIA
HUMANAS Matéria - nº questões |
EXATAS Matéria - nº questões |
BIOLÓGICAS Matéria - nº questões |
Português – 34 Inglês – 12 Cultura Contemporânea – 34 |
Português – 24 Inglês – 12 Matemática – 22 Física – 22 |
Português – 24 Inglês – 12 Genética – 22 Bioquímica – 22 |
CONVOCAÇÃO PARA A SEGUNDA FASE
A cada candidato será atribuída uma pontuação entre zero e oitenta, conforme o número de acertos na prova de Pré-seleção. De acordo com esta pontuação, os candidatos serão classificados em ordem decrescente.
Será considerado inabilitado e desclassificado todo o candidato que obtiver pontuação nula em qualquer uma das matérias em que tiver sido avaliado, nos termos do art. 8o e seus parágrafos da Resolução CoG nº 5538 de 05 de maio de 2009.
Serão desclassificados os candidatos às vagas da Escola Politécnica (São Paulo) que não obtiverem um mínimo de 30% dos 80 pontos possíveis na prova.
Serão desclassificados os candidatos às vagas do Instituto de Física (São Paulo) que não obtiverem um mínimo de 40% do total dos pontos possíveis nas provas de Conhecimentos em Matemática e Física.
Serão desclassificados os candidatos às vagas do Bacharelado em Matemática e Licenciatura em Matemática do Instituto de Matemática e Estatística (São Paulo) que não obtiverem um mínimo de 30% do total dos pontos possíveis na prova de Conhecimentos em Matemática.
Serão desclassificados os candidatos às vagas do Bacharelado em Matemática Aplicada e Bacharelado em Matemática Computacional do Instituto de Matemática e Estatística (São Paulo) que não obtiverem um mínimo de 50% do total dos pontos possíveis na prova de Conhecimentos em Matemática.
Serão desclassificados os candidatos às vagas do Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares do Instituto de Física de São Carlos que não obtiverem, no conjunto das provas de Conhecimentos em Matemática e Física, um mínimo de 40% dos pontos possíveis.
Serão desclassificados os candidatos às vagas do Bacharelado e Licenciatura em Química e da Licenciatura em Química, do Instituto de Química (São Paulo) que não obtiverem um mínimo de 40% do total de pontos possíveis.
Serão desclassificados os candidatos às vagas de Geofísica e do Bacharelado em Meteorologia, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (São Paulo) que não obtiverem, no conjunto das provas de Conhecimentos em Física e Matemática, um mínimo de 40% dos pontos possíveis.
Entre os concorrentes a cada curso, serão convocados para a Seleção os habilitados e melhores classificados na primeira fase, à razão de 3 (três) candidatos por vaga disponível, exceção feita aos cursos de Artes Cênicas, Artes Plásticas, Música e Curso Superior do Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes, nos quais serão classificados, na primeira fase, 8 (oito) candidatos por vaga disponível.
Veja aqui a lista de candidatos inscritos no exame