Inscrições para programas de residência da USP vão de 20 de julho a 17 de agosto

Profissionais da área da saúde podem participar de seleção da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No dia 4 de julho, a USP, por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU), lançou edital para seus Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades uni e multiprofissional, período letivo 2018 a 2020.

Essa residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu destinada às profissões da saúde, sob a forma de curso de especialização. Ela é caracterizada por ensino em serviço, com carga horária de 60 horas semanais, incluindo plantão, e duração mínima de dois ou três anos anos.

O processo de seleção será realizado pela Fuvest. As inscrições serão de 20 de julho a 17 de agosto, pelo site da Fuvest, na área Usuários. A taxa de inscrição é de R$ 265,00.

Poderão participar os candidatos que concluíram ou venham a concluir, até o dia 1º de março de 2018, bacharelado em um dos seguintes cursos de graduação: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Física, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, e que, até o dia da matrícula, obtenham a inscrição definitiva ou provisória no respectivo conselho regional de classe, sempre que for aplicável.

É possível solicitar redução do valor da taxa de inscrição de 5 a 11 de julho. O candidato deve, primeiramente, acessar a área Usuários do site da Fuvest e cadastrar-se, caso não tenha tenha feito isso anteriormente. Será necessário preencher, imprimir e assinar o formulário de solicitação de redução de taxa e anexar a ele cópias simples do CPF e de cada um dos documentos que comprovam a situação declarada. O formulário e respectivos anexos deverão ser enviados em envelope endereçado a:

Fuvest – PPGD 2018 – CJ
Rua Alvarenga, 1945/51
Cidade Universitária
05509-004 – Butantã, São Paulo, SP.

O processo seletivo terá duas fases. A primeira será constituída de prova objetiva e realizada nos municípios de Bauru, Ribeirão Preto e São Paulo no dia 3 de setembro. A segunda fase – realizada obrigatoriamente no município que sedia a primeira (ou única) opção do candidato – é composta por duas etapas: etapa 1, prova dissertativa, ocorrerá em 8 de outubro, e a etapa 2, análise curricular presencial, de 9 a 11 de outubro. Todas as informações sobre a seleção estão disponíveis aqui.

Serão oferecidas 211 bolsas, divididas em 11 agrupamentos, e cada candidato poderá concorrer, em sua área profissional, a até dois programas ou áreas de concentração de um mesmo agrupamento. A residência prevê ainda uma bolsa para os classificados no valor de R$ 3.330,43 que será custeada pelo Ministério da Saúde.

Os programas de residência da USP têm carga horária total mínima de 5.760 horas, com atividades teóricas e práticas e devem ser cursados em regime de dedicação exclusiva, não sendo permitido desenvolver outras atividades profissionais no período de sua realização.

Acesse o edital completo:
Edital dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde na USP

Redação Author