Fuvest organizará Competição USP de Conhecimentos

Praça do Relógio no Campus Cidade Universitária da USP, em São Paulo – Foto: Cecília Bastos/ USP Imagens

No dia 19 de junho, a USP e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE) assinaram um protocolo de intenções para a criação do programa “Vem pra USP!”. A iniciativa é para desenvolver ações que incentivem o acesso de estudantes da rede pública de ensino aos cursos de graduação da Universidade.

Alunos e alunas do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio poderão participar do programa, que consistirá em uma competição de conhecimentos.

Os mais bem avaliados na competição receberão um certificado especial da Universidade e poderão participar de aulas preparatórias para o vestibular e de monitoria de estudos on-line, de acordo com o ano que estiverem cursando. As atividades, elaboradas por professores do cursinho popular da Escola Politécnica (Poli) e do Instituto de Matemática e Estatística (IME), serão desenvolvidas no sistema e-Aulas da USP, que é o serviço web de conteúdos educacionais em mídia digital produzidos pela Universidade.

Além disso, os estudantes do 3º ano receberão isenção da taxa de inscrição do vestibular da Fuvest e terão acesso à USP e aos institutos de pesquisa, por meio de visitas guiadas, para que possam conhecer a rotina dos cursos de graduação.

A Competição USP de Conhecimentos será organizada pela Fuvest e terá duas fases. A primeira consistirá em uma prova on-line com questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais e atualidades.

Os estudantes com melhor desempenho nessa etapa passarão para a segunda fase, que acontecerá presencialmente nas unidades do programa “Escola da Família” da SEE, em regiões definidas previamente. A prova desta fase terá 45 questões de múltipla escolha nas áreas de matemática (15), português (15), ciências (10) e conhecimentos gerais (5).

A previsão é que as inscrições sejam abertas no segundo semestre e as provas sejam aplicadas no mês de setembro. A expectativa para o programa é a que ele envolva os mais de 1,5 milhão de estudantes matriculados no ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo.

Com informações da Assessoria de Imprensa da USP

Redação Author